quinta-feira, 29 de julho de 2010

Banho, um momento para relaxar

IMG_5907 
Salve!
Nada como um bom banho para revigorar nossas forças depois de um longo dia! Agora imagine se você tivesse alergia a água? Esse é o caso de Ashleigh Morris.
clip_image002[4]Ashleigh Morris, 19 anos, não pode chegar perto do mar, caminhar na chuva ou lavar o rosto na parte da manhã, porque instantaneamente é sofrido uma erupção cutânea dolorosa por todo o seu corpo.
A fim de lhe dar uma idéia, a sua pele reage da mesma forma que qualquer pessoa, quando uma gota de água fervente cai sobre a pele. O que temos é um raro distúrbio de pele conhecido como Acuagénica urticária, ou seja “alergia à água”, a qual existem poucos casos no mundo.
Os médicos que tratam Morris, crêem que a doença se deve a uma sobre-dosagem de penicilina, que alterou os seus níveis de “histamina”.(um composto químico que regula as resposta alérgicas).
Morris em uma entrevista para o Daily Mail citou, “tomo banho em menos de um minuto. A experiência é tão dolorosa que muitas vezes acabo o banho chorando”.

Leia mais curiosidades sobre o Banho!

IMG_5904
Dizem as lendas que Cleópatra costumava tomar banho com leite de cabra.
IMG_5906
Tomar banho depois de comer faz mal?
Na verdade, não é indicado tomar banho de imersão, frio, depois das refeições. Durante a digestão, a circulação sangüínea na região do aparelho digestivo é mais intensa, visando absorver os nutrientes do bolo alimentar. Se tomamos banho de imersão, tipo numa piscina, esse mesmo sangue que deveria cumprir tal função vai para o tecido epitelial para manter o corpo aquecido. É o mesmo efeito de correr ou praticar outro exercício físico que aumenta os batimentos cardíacos depois de comer, por isso temos a famosa congestão.
  IMG_5910
Banho Público (Sentô)
     Sentô é o nome que se dá no Japão às casas de banho público, onde é possível banhar-se mediante pagamento de um valor geralmente módico. Há registros de que os sentô existiam já na Idade Média, mas sua popularização ocorreu duranre o Período Edo (1603-1868).
     Até o Período Meiji (1868-1912), os sentô, assim como os onsen (estação de águas termais), permitiam o banho misto de homens e mulheres. Depois, por influência da cultura ocidental, passou-se a proibir o banho misto. Para o japonês típico, tomar banho é um ritual diário obrigatório.
     O banho é visto não somente do ponto de vista da higiene. Ele serve não apenas para tirar a sujeira do corpo, mas também para "purificar a alma" - uma herança do xintoísmo. Além do mais, ajuda a relaxar e elimina a fadiga do trabalho.
     Houve uma época em que se podia encontrar um sentô em todos os cantos do Japão. Era no tempo em que as pequenas casas japonesas raramente estavam equipadas com banheiro próprio. Os sentô eram pontos de encontro da comunidade local. Os moradores da vizinhança iam ao sentô não só para tomar banho, mas também para colocar a conversa em dia com os amigos.
     Hoje, a maior parte das casas japonesas dispõe de banheiro.Em conseqüência, o número de casas de banho público vem reduzindo-se drasticamente. Para chamar de volta a freguesia, as casas de banho procuram modernizar-se.      Algumas casas tradicionais instalaram sauna e aparelhos de condicionametno físico, para atrair os clientes preocupados com o corpo e a saúde.
     Outras casas se aproximaram mais de um centro de lazer, instalando equipamentos de karaokê, videokê e outras formas de entretenimento. Os sentô podem ser identificados à distância por suas chaminés bem altas. A entrada da casa do banho exibe geralmente um noren (cortina curta com o nome do estabelecimento). Na sala de banho propriamente dita, é comum observar murais retratando o Monte Fuji. Mesmo sob risco de extinção, os sentô já fazem parte da cultura japonesa. E há quem afirme: se você nunca foi a um sentô, não pode dizer que conhece o Japão.
IMG_5911
As famílias abastadas do antigo Egito também tinham chuveiros improvisados.
IMG_5912
Para os romanos a água tinha uma função central em sua cultura. Na antiga Grécia há notícias de piscinas com águas com propriedades de cura. 
IMG_5913
- Quando se visita o Palácio de Versailles, em Paris, observa-se que o sumptuoso palácio não tem casas de banho. Na Idade Média, não existiam dentífricos ou escovas de dentes, perfumes, desodorizantes, muito menos papel higiénico.
IMG_5914

- As excrescências humanas eram despejadas pelas janelas do palácio.Em dia de festa, a cozinha do palácio conseguia preparar banquete para 1.500 pessoas, sem a mínima higiene.
- Vemos, nos filmes de hoje, as pessoas sendo abanadas. A explicação não está no calor, mas no mau cheiro que exalavam por debaixo das saias (que propositadamente eram feitas para conter o odor das partes íntimas, já que não havia higiene).Não havia o costume de se tomar banho devido ao frio e a quase inexistência de água canalizada. O mau cheiro era dissipado pelo abanador. Só os nobres tinham empregados para os abanar, para dissipar o mau cheiro que o corpo e boca exalavam, além de, também, espantar os insectos.
 IMG_5915
- Quem já esteve em Versailles admirou muito os jardins enormes e belos que, na época, não eram só contemplados, mas "usados" como vaso sanitário nas famosas baladas promovidas pela monarquia, porque não existia WC.
- Na Idade Média, a maioria dos casamentos ocorria no mês de Junho (para eles, o início do verão). A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em Maio; assim, em Junho, o cheiro das pessoas ainda era tolerável. Entretanto, como alguns odores já começavam a incomodar, as noivas carregavam ramos de flores, junto ao corpo, para disfarçar o mau cheiro. Daí termos Maio como o "mês das noivas" e a origem do "ramo de noiva" explicada.
- Os banhos eram tomados numa única banheira enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa. Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebés eram os últimos a tomar banho. Quando chegava a vez deles, a água da banheira já estava tão suja que era possível "perder" um bebé lá dentro. É por isso que existe a expressão em inglês " don't throw the baby out with the bath water", ou seja, literalmente, "não despeje o bebé juntamente com a água do banho", que hoje usamos para os mais apressadinhos.
IMG_5917
Agora você não vai mais se ofender quando alguém mandar você tomar banho! .rs
T+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...